![]() |
|
O Brasil despede-se do gaúcho Luís Fernando Verissimo |
|
Escritor, jornalista, cartunista e musico morreu aos 88 anos em Porto Alegre |

O escritor, cronista e humorista Luis Fernando Verissimo morreu neste sábado (30), em Porto Alegre, no Hospital Moinhos de Vento, aos 88 anos.
Criador de personagens marcantes como o Analista de Bagé e a Velhinha de Taubaté, ele enfrentava a doença de Parkinson e sequelas de um AVC sofrido em 2021.
Filho do também escritor Erico Verssimo e de Mafalda Verissimo, Luis Fernando construiu uma das trajetórias mais ricas da literatura nacional.
Autor de mais de 60 livros, publicou crônicas, romances, peças de teatro e artigos que venderam mais de 6 milhões de exemplares.
Seu texto leve, bem-humorado e crítico conquistou leitores de diferentes gerações. Defendeu a democracia e amou seu clube de futebol preferido, o Internacional.
Viveu a infancia em Porto Alegre, a juventude nos Estados Unidos, quando apaixonou-se pelo jazz, e voltou ao Brasil para morar no Rio de Janeiro, onde iniciou a trabalhar na imprensa e conheceu sua esposa, a carioca Lúcia Helena Massa, com quem ficou casado desde 1963.
Verissimo foi velado durante todo o dia 30 de agosto na Assembleia Legislativa do Estado do RS e sepultado em Porto Alegre, com despedida feita por autoridades, familiares, amigos e admiradores do intelectual.
O Brasil perdeu um grande homem de talento e consciencia.