Morre Juíza de Direito que lutou pela regularização de áreas no RS
Dra. Laura López teve destaque na regularização de áreas na cidade

Por Assessoria municipal
10/10/2025 20h11

A morte da juíza que tanto ajudou as comunidades de Capela de Santana e do estado do Rio Grande do Sul, na sexta-feira, 10, gerou consternação.

A Administração Municipal de Capela de Santana manifesta profundo pesar pelo falecimento da Juíza de Direito, Dra. Laura Ullmann López, uma profissional admirável, cuja trajetória foi marcada por dedicação, ética e compromisso com a justiça e o bem comum.

Dra. Laura foi idealizadora do Programa de Regularização Fundiária (REURB) no Rio Grande do Sul, sendo uma das grandes responsáveis por tornar esse projeto uma realidade em diversos municípios do Estado.

Em Capela de Santana, teve papel fundamental no início dessa iniciativa — visitando os bairros, conhecendo de perto a realidade das famílias e participando da audiência pública que marcou o pontapé inicial do REURB no município.

Seu legado permanece vivo nas ações e resultados que transformaram vidas e comunidades, garantindo dignidade e segurança para tantas famílias gaúchas.

Neste momento de tristeza, nos solidarizamos com familiares, amigos, colegas de trabalho e todos que tiveram o privilégio de conviver com a Dra. Laura, reconhecendo sua importância e contribuição para o desenvolvimento social do nosso município e de todo o Estado.

Laura atualmente era integrante da 1ª Vara Cível da Comarca de Tramandaí e foi responsável por processos importantes de regularização fundiária, entre eles Agual Legal, projeto de regularização fundiária do balneário Ipiranga em Imbé, Projeto Mortos Falidos Incertos e Não Sabidos e o Projeto Terra: Você é dono do seu imóvel?

O Tribunal de Justiça comunica, com profundo pesar, o falecimento da Juíza Laura Ullmann López, 56 anos, ocorrido nesta sexta-feira, 10 de outubro. O velório será realizado no Cortel Metropolitano Crematório, localizado na Av. Professor Oscar Pereira, 584 – Azenha, Porto Alegre, a partir das 17h, com cerimônia de despedida às 19h.

O Presidente do Tribunal de Justiça do RS, Desembargador Alberto Delgado Neto, manifestou o seu profundo pesar e solidariedade aos familiares, amigos e colegas da magistrada. "A Juíza Laura foi uma magistrada exemplar, que dedicou a sua vida ao Direito e ao bem comum, fazendo justiça diretamente junto às comunidades, no atendimento às pessoas mais necessitadas. Ela sempre fazia o seu trabalho distribuindo sorrisos e transmitindo afeto e generosidade a todos que estavam ao seu lado. Ela auxiliou milhares de pessoas na regularização fundiária, atuando de maneira intensa em prol dos moradores que queriam regularizar a situação de seus imóveis. Ela deixa um legado para todos os magistrados, de como sempre devemos agir no atendimento da nossa população", afirmou o Presidente.

menu
menu