São Leopoldo celebra Dia do Músico em Sessão Solene na Câmara Municipal
A celebração, que acontece anualmente, é um marco no calendário cultural da cidade

Por Assessoria de Imprensa
13/11/2025 19h14

A Câmara Municipal de São Leopoldo realizou, nesta semana, a Sessão Solene em homenagem ao Dia do Músico, evento que integra a Semana da Música, instituída pela Lei Municipal nº 9.275/2023, de autoria do suplente de vereador Gilmar Pinto.

A celebração, que acontece anualmente, é um marco no calendário cultural da cidade, reafirmando o compromisso de São Leopoldo com a valorização da arte e dos profissionais da música.

A cerimônia, realizada na noite de terça-feira, 12 de novembro, reuniu músicos, familiares, produtores culturais, comunicadores e representantes da comunidade em um momento de reconhecimento e emoção.

Entre os homenageados, estiveram músicos locais Eduardo Santos, Kailane Silva, Sophia Rech Willrich , Leonildo Marasca, Gilnei Lucas, Lincon Ramos,Luis Gustavo Santos Soares, Alan Moreira, João Paulo Bica Lima, Daniel Pinheiro e Alex Vargas. A entidade Força Rosa  e os radialistas e apresentadores Clênio Ruas e Luís Rosado também receberam destaque nessa noite, sendo homenageados. A produção da sessão foi realizada pela produtora Mão & Dom, sob direção de Maria Claudia Mariano.

Durante o ato solene, destacou-se a importância da música nas manifestações culturais e sociais — dos bailes e festivais nativistas às feiras, exposições, concertos e festas populares — e o impacto da economia da cultura no desenvolvimento local e nacional.

A cultura brasileira representa 3,11% do PIB nacional, gerando mais de 7 milhões de empregos. No Rio Grande do Sul, o setor cultural corresponde a 4% do PIB estadual, com destaque para o tradicionalismo, que movimenta cerca de 5 bilhões de reais por ano.

Eventos como o carnaval e as Oktoberfests também demonstram a força econômica da cultura — a festa de Blumenau movimenta cerca de R$ 450 milhões, enquanto a de Igrejinha reverte cerca de R$ 5 milhões diretamente em benefício da comunidade.

Outro destaque da noite foi o reconhecimento ao papel do Fórum da Música de São Leopoldo, que integra o CPF Cultural do Município — o Conselho, o Plano e o Fundo de Cultura — e atua na construção e acompanhamento das políticas públicas culturais.
O Fórum é formado por músicos de palco, estúdio, professores, produtores, arranjadores e comunicadores, representando a diversidade das expressões musicais locais.

A solenidade encerrou-se com uma mensagem de gratidão e reconhecimento aos homenageados, suas famílias, amigos e coletivos de cultura, ressaltando o valor do estudo, da dedicação e da fé em viver da música.

A Semana da Música reafirma São Leopoldo como um território criativo, plural e musical, que reconhece na arte um instrumento de transformação social, identidade e desenvolvimento econômico. As atividades da Semana da Música 2025, ocorrem com apoio do Sebrae, Assemplife, Sesc e Bares da cidade. A realização fica por responsabilidade da Secul e Produtora Mão&Dom.

menu
menu