|
|
|
Sapucaia do Sul inaugurou sala do Grupo de Apoio ao Tratamento Oncológico |
|
| O espaço oferece escuta, acolhimento e orientação a pacientes com câncer e seus familiares | |
A Prefeitura de Sapucaia do Sul, por meio da Secretaria de Saúde, inaugurou na tarde de terça-feira (02), a Sala do Grupo de Apoio ao Tratamento Oncológico (GRATO). O espaço oferece escuta, acolhimento e orientação a pacientes com câncer e seus familiares.
O GRATO, que atua há nove anos, é formado por equipe multidisciplinar e voluntários. A nova sala funciona junto à Secretaria de Saúde (Rua São Cristóvão, 34 – Bairro Freitas) e terá encontros mensais, sempre na primeira terça-feira de cada mês, às 14h.
Para o prefeito de Sapucaia do Sul, Volmir Rodrigues, o espaço simboliza uma nova etapa do trabalho do grupo. “O apoio do GRATO ameniza o sofrimento de quem passa por esse momento difícil. É um trabalho voluntário, sem uso de recursos públicos, que aproxima e conforta pacientes e familiares”, destaca Rodrigues.
Sobre o Grato
O Grupo de Apoio ao Tratamento Oncológico (GRATO) surgiu a partir da experiência de profissionais que atendiam pacientes oncológicos no Hospital Getúlio Vargas, com o propósito de oferecer apoio emocional, acolhimento e orientação contínua a pacientes e familiares.
Desde sua criação, o grupo já atendeu mais de 2 mil pacientes e hoje conta com dez voluntários, entre técnicos de enfermagem, enfermeiras, psicóloga, nutricionista, assistente social e ginecologista. Além dos encontros mensais, o GRATO promove palestras temáticas e ações de promoção da saúde, fortalecendo a rede de apoio às pessoas em tratamento oncológico.
De acordo com Maria Lucia de Souza Almeida, idealizadora do grupo, a nova sala amplia a capacidade de acolhimento. “Meu sonho é que o GRATO se eternize e passe a fazer parte da saúde pública de Sapucaia do Sul. Estamos aqui para estender a mão e atender quem precisa em um momento de dificuldade”, afirmou.




Texto e fotos: Fabrício Romio e Priscila Magliano

