EDUCAÇÃO
Pesquisa revela que estudantes estão propensos a abandonar os estudos
   
A pobreza e a falta de recursos para compra do material também contribuem para a desistência

Por Nadiele Bortolin
31/03/2022 10h12

Pesquisa revela que estudantes estão propensos a abandonar os estudos

A pobreza e a alta de recursos para compra do material também contribuem para a desistência

 

Na opinião de pais e responsáveis, 40% dos estudantes de 6 a 18 anos não estão motivados e admitem que podem abandonar os estudos, diz levantamento recente do Datafolha. Além disso, os números também evidenciam as diferenças socioeconômicas do país, agravadas com a pandemia: o problema afeta quase metade dos estudantes das famílias que vivem com apenas um salário-mínimo.

O aumento do material escolar neste início de 2022, puxado pela inflação e pela alta do dólar, torna ainda mais crítica as condições de estudo nos lares que já enfrentavam outras situações de vulnerabilidade. Segundo a Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (Abfiae), esses produtos ficaram entre 15% e 30% mais caros, dependendo da categoria do material.

 

 

Em vista disso, a Legião da Boa Vontade – de janeiro a março deste ano –, por meio de sua tradicional campanha LBV — Educação: Futuro no Presente!, uniu esforços com a população e atingiu a meta de entregar mais de 20 mil kits pedagógicos a crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade neste período crucial. As unidades socioeducacionais da Entidade e também instituições que atuam em parceria com a LBV, as quais fazem um trabalho sério em comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas e em periferias em todo o Brasil, receberam esse incentivo à Educação

Lilian Cândido da Silva, 51 anos, que é mãe solo de quatro adolescentes, três dos quais participam de serviços de convivência na LBV, revela a importância desse apoio neste momento: “Meus filhos não começaram a ir para a escola pelo fato de eu não estar em condições de comprar o material”.

Desempregada, Lilian conta apenas com a renda fixa de R$ 400. Ao receber os itens essenciais para os estudos de seus filhos, comentou: “Esses kits doados pela LBV vão me ajudar muito, assim como tudo o que a Instituição faz por mim e por meus filhos. Com o dinheiro que eu teria de gastar para comprar o material, vou suprir as necessidades de dentro de casa. É um presentão da LBV. Hoje, os meus meninos vão para o colégio!”.

 

 

Esse resultado conquistado neste ano desafiador foi possível graças ao empenho e à união de todos. Em razão disso, a LBV agradece a todos os doadores, parceiros e voluntários que se empenharam nessa mobilização social. Acesse o site www.lbv.org.br e saiba como ajudar a transformar pela Educação a vida de milhares de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social.

 

LBV busca apoio de parceiros para ação solidária de páscoa

 

Segundo estudo feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a prevalência global de ansiedade e depressão subiu para 25% no primeiro ano da pandemia do novo coronavírus. Preocupações financeiras também foram citadas como fatores estressantes. Aliás, enquanto há pesquisas que indicam que os brasileiros estão consumindo uma maior quantidade de chocolates e com uma frequência significativa durante este período pandêmico, há aqueles brasileiros que não possuem condições de manter uma alimentação saudável e cujo consumo de chocolates nesse período de Páscoa é inviável.

Por este motivo, a Legião da Boa Vontade (LBV) iniciou uma mobilização a fim de arrecadar balas, doces e chocolates para distribuir a crianças e jovens atendidos pela Instituição em seu Centro Comunitário de Assistência Social em Porto Alegre. A Instituição continua sua mobilização de amparo às pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social e convida todos a participarem dessa iniciativa para ajudar. A campanha solidária visa presentear 150 crianças nesta Páscoa.

Faça parte desse time solidário e leve sua doação, até dia 08/04 (sexta-feira),  ao seguinte endereço: Av. São Paulo, 722 – São Geraldo – Porto Alegre. Informações: (51) 3325-7036 — Conheça as ações da Entidade em prol da infância brasileira acessando o site www.lbv.org ou @lbvBrasil nas redes sociais.

Nadiele Bortolin

Assessoria de Comunicação da LBV


   

  

menu
menu