EDUCAÇÃO
Montenegro inaugura suas primeiras cooperativas escolares
   
No programa, os alunos criam uma cooperativa que possui toda a estrutura de governança do modelo de negócio

Por Assessoria de imprensa
24/06/2022 17h58

Uma parceria entre a Prefeitura de Montenegro e o Sicredi Ouro Branco está levando, para algumas instituições de ensino da cidade, um projeto que visa desenvolver o protagonismo juvenil, o empreendedorismo e o trabalho em equipe.

Iniciado no ano passado, o projeto das Cooperativas Escolares chegou ao seu ponto alto, nesta semana, com a instalação das organizações em três escolas do município.

Os eventos, ocorridos na quarta (22) e na quinta-feira (23), reuniram estudantes, pais, professores e autoridades, que marcaram presença na Assembleia Geral de Fundação.

Comandada pelos próprios alunos, a solenidade contou com aprovação do estatuto da cooperativa, eleição da diretoria, conselho fiscal, entre outras atividades típicas de uma associação.

O projeto, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), estimula os jovens a realizarem todo o processo de planejamento, fundação, definição de produto, produção e venda, como no ambiente de uma cooperativa.

Na noite de quarta, a cooperativa foi instalada na Escola Pedro João Müller, da localidade de Costa da Serra. A fundação da COOPJM ocorreu na área coberta da instituição e contou com a presença de autoridades como o prefeito Gustavo Zanatta, e o presidente da Sicredi Ouro Branco, Neori Abel.

O chefe do Executivo local saudou a iniciativa e destacou a importância de trabalhar esse tema com os jovens. “O cooperativismo surgiu com o objetivo de unir os pequenos para, juntos, terem força para competir com os grandes”, destacou.

Na manhã de quinta (23), foi a vez da Escola Cinco de Maio fundar a sua cooperativa. A Cooperfive foi criada com a presença de toda a comunidade escolar e representantes do Executivo e do Sicredi.

Nesta tarde, a Escola Etelvino de Araújo Cruz, da localidade de Rua Nova, realizou a assembleia de fundação da CoopCruz.

As cooperativas são associações de estudantes com finalidade educativa, podendo desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados.

No programa, os alunos criam uma cooperativa que possui toda a estrutura de governança do modelo de negócio: presidente e conselheiros eleitos, com gestão participativa.


   

  

menu
menu