ESTEIO
Esteio é destacada na apresentação dos indicadores da criminalidade
   
Município não registrou nenhum homicídio em janeiro

Por Assessoria de imprensa
14/02/2022 17h43

Pelo segundo ano consecutivo, Esteio fechou o mês de janeiro sem registrar nenhum homicídio. A informação foi destacada pelo governador Eduardo Leite e pelo vice-governador e titular da Secretaria Estadual da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, na manhã de sexta-feira (11/02) durante a apresentação dos indicadores criminais do Rio Grande do Sul nos primeiros 31 dias deste ano.

A atividade foi realizada na Rua Coberta (Rua Garibaldi), no Centro. Esteio foi escolhido para o evento por ser um dos municípios gaúchos com os menores índices de violência.
Em sua fala, o prefeito em exercício, Jaime da Rosa, afirmou que a cidade é tranquila e que os indicadores são bons, muito em graças ao trabalho integrado entre a Guarda Municipal e as forças estaduais de segurança. “Quando temos qualquer crime, como, por exemplo, furto ou roubo, a nossa Guarda Municipal, Polícia Civil e Brigada Militar logo agem para resolver”, exemplificou. O gestor esteiense também agradeceu ao governador pela atividade na cidade. “Para nós, é uma satisfação muito grande o senhor vir aqui aí em Esteio para fazer essa apresentação para todo o Estado”, disse ao final.

Os demais indicadores divulgados no site da SSP apontam uma grande redução dos principais índices de criminalidade no Município em janeiro. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve queda de 42,85% nos furtos de veículos,  29,63% nos roubos e 22,35% nos de furtos em geral. Os delitos relacionados a armas e munições caíram 100% e os estelionatos diminuíram 43,05%.

A diminuição da violência na cidade não é um fato isolado. Quando se compara os números de 2021 com os registrados no ano anterior, observa-se queda de 50% nos homicídios dolosos, 21,4% nos furtos de veículos, 13% nos roubos e 8,3% nos roubos de veículos. Quando o comparativo é feito com 2016, as reduções são ainda maiores: 80%, 67,8%, 59% e 70%, respectivamente. A redução na posse de entorpecentes (50%) e tráfico de entorpecentes (32,1%) em 2021 também podem ser destacados, assim como a queda de 100% no número de latrocínios (roubo com morte), que passou de dois em 2016 para nenhum no ano passado.

Maior investimento
A integração entre Esteio e o Estado, destacada pelo prefeito em exercício durante a apresentação dos dados, foi intensificada a partir de fevereiro de 2017 com o lançamento do programa Guarda Mais Presente, que promoveu uma reestruturação da GM, com contratação de novos agentes (hoje, já são 45), criação de novos turnos de trabalho e reorganização das rotas de monitoramento. Com isso, praças e pontos de maior movimento do Município contam com a presença ostensiva das viaturas e agentes, contribuindo com a Brigada Militar nas patrulhas. Antigamente, a ação se resumia aos prédios públicos. 

Em 2020, entrou em operação o sistema de cercamento eletrônico. Sete câmeras de videomonitoramento com sistema OCR (sigla em inglês para reconhecimento óptico de caracteres), interligadas à central de controle da SMSMU, foram instaladas em quatro pontos de acesso ao Município. Com os equipamentos, os guardas municipais que operam o sistema podem monitorar em tempo real, através da leitura das placas, a entrada e saída de veículos na cidade, permitindo detectar, por exemplo, se um carro foi furtado ou roubado.

Além disso, a força de segurança municipal recebeu novos veículos e hoje a frota tem quatro viaturas Pickup e uma viatura Sedan, além de uma Van.

Outra importante medida para a atuação da Guarda Municipal foi a concessão, em agosto de 2019, do porte de arma em horário de serviço para 45 agentes da instituição. Para estarem habilitados, eles tiveram que participar de um treinamento sobre armamento e tiro, com carga horária de 182 horas e conteúdos aprovados pela Polícia Federal, e passar por teste de aptidão específico, com exames envolvendo conhecimentos teóricos, práticos e avaliação psicológica. As armas que os guardas municipais utilizam foram recebidas pela Prefeitura no final de 2018. São, ao todo, 20 pistolas da marca Taurus, calibre .380. O efetivo foi habilitado, também, para o uso de armas longas (a corporação recebeu, em uma doação, uma carabina calibre .40 CTT40, da marca Taurus, e uma espingarda Military 3.0, calibre 12, marca CBC). A GM também possui armas não letais (de choque). 


   

  

menu
menu