SAÚDE |
Já está em funcionamento a Policlínica 24 horas de Nova Santa Rita |
Atuam no local 96 profissionais sendo 12 médicos. Tem Raio X, ultrassonografia, ecocardiografia, eletrocardiografia e exames laboratoriais |
POLICLÍNICA: Novo complexo de saúde já iniciou atividades
Espaço pode atender 70% da demanda em média complexidade e possui Raio X
Pontualmente às 7 horas da manhã de quinta-feira, 15 de agosto, a Policlínica 24 horas de Nova Santa Rita iniciou os atendimentos. Num acaso do destino, poucos minutos depois chegou o primeiro paciente: o pequeno Pietro, de 1 ano e 5 meses, simbolizando a vida que inicia junto com o novo complexo de saúde do município.
O Jornal Estação acompanhou a abertura e conversou com a mãe, Luciana Aparecida Alves, moradora do bairro Caju, que enalteceu a acolhida. “Fomos muito bem atendidos, o atendimento com pediatra foi de imediato, super ágil. O município precisava deste espaço e ainda bem que conseguimos conquistar”, enfatizou.
Demanda histórica do município, a Sala de Raio X foi utilizada pela primeira vez pelo Sr. Auri Afonso Becker, 72 anos, morador do Sanga Funda. “É isso que Nova Santa Rita precisava. Se não tivesse o raio x aqui, teria que ir pra Canoas. Ficou ótimo, uma instalação grande, muito bom”, completa Auri, que é cadeirante.
ESTRUTURA COM LEITOS DE OBSERVAÇÃO
A Policlínica possui duas alas. A primeira é a Unidade de Pronto Atendimento, que terá leitos de urgência e 10 leitos de observação. Em anexo, o Centro de Especialidades, para atendimentos eletivos de baixa e média complexidade.
Atuam no local 96 profissionais sendo 12 médicos com 4 pediatras em regime de escala.
Além do Raio X, possui também ultrassonografia, ecocardiografia, eletrocardiografia e exames laboratoriais, totalizando 11 especialidades médicas.
A Policlínica tem capacidade de atender 70% da demanda em média complexidade da cidade, cujo atendimento era feito em outras cidades de referência em saúde na região.
A área total construída é de 3,2 mil metros quadrados. O prédio, localizado na rua Marinho Peixoto, foi construído e equipado com investimento de R$ 17 milhões, oriundos de recursos próprios da Prefeitura Municipal.
Para os servidores haverá refeitórios, áreas de gestão e mini-auditório. No entorno, estacionamento e espaços urbanizados.