CULTURA |
Relatos Bipolares é o novo livro de Roque Jr |
São mais de 65 livros lançados, sendo que o autor destaca a bipolaridade, saúde mental e luta antimanicomial |
Novo e-livro em PDF gratuito de Roque JR
Na semana passada o escritor gaúcho, residente no município de Farroupilha, na Serra Gaúcha, Roque JR, publicou novo livro com distribuição grátis em PDF, Relatos “bipolares”, 32 páginas no site http://www.roquejr.com.br
Trecho da obra:
Se houver qualquer suspeita, a mínima que seja, todo afeto, compreensão, tanto por parte de familiares quanto de amigos, é muitíssimo importante. É preciso “estender o braço”.
O autor, em suas própria palavras, fala de sua obra e trabalhos realizados:
"Quero dar aqui destaque às crises maníacas que mais domino: normalmente acontecem atitudes precoces, que nos ajudam a ter noção da situação, antes da crise propriamente dita. Como sou eterno defensor de cuidado em liberdade, não seria necessária, na grande maioria dos casos, internação em manicômios.
A grande maioria dos casos, se percebidos no início, pode ser tratada de forma ambulatorial, com medicação, de forma psicossocial.
Particularmente, entendo que ninguém deveria ser internado, pois o serviço substitutivo deveria dar o suporte para o tratamento ambulatorial.
Por outro lado, de alguns anos para cá, os repasses aos CAPSs têm sido estrangulados e profissionais e trabalhadores têm sido retirados dos CAPSs, o que fragiliza muito esse cuidado ambulatorial na rede.
Isso dificulta as oficinas terapêuticas, o que garantiria a permanência durante parte dos dias nos CAPSs e durante muitos outros períodos na sociedade e com a família.
Acredito que essa realidade voltará a ser semelhante àquela de anos atrás, em que o cuidado na RAPS era melhor mantido. Assim, imagino que haverá maior possibilidade de entendimento nas crises."
Roque JR escreve, edita e publica obras há 23 anos, são mais de 65 livros lançados, sendo que o autor destaca em seus textos a bipolaridade, Saúde Mental, Luta Antimanicomial, Exército Brasileiro, seus mais de 10 anos de casamento com Martha Santos, o neto Pedro, entre outros temas. Conheças os 32 e-livros grátis em PDF no www.RoqueJR.com.br.
Já foram impressos mais de 19 mil livros, desses, mais da metade circulando em muitas cidades gaúchas, bem como nos estados da AM, BA, CE, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PE, PI, PR, RJ, RN, SC, SP, TO e no DF, nas cinco regiões brasileiras.
Cursou metade dos cursos de História e Sociologia. Palestrou em universidades (FSG, UCS, UPF, UFSM, UFPel, UFRGS, Unisinos, UNIRIO, FURG), algumas delas por mais de uma vez, e em mais de 160 Lives estaduais e nacionais. Participou de 19 feiras de livros.
Fez palestras também nas escolas com possibilidades de esclarecer aos jovens e adolescentes como escrever seus livros, levando duas dezenas de livros escritos por crianças e jovens para ser folhados durante as palestras.
Já participou dos concursos literários (nacionais) Jabuti e da Biblioteca Nacional (ISBN) e (estaduais) Minuano e Livro do Ano AGES.
Trabalhou como repórter fotográfico por algumas décadas em diversos meios de comunicação, entre eles, com imagens (e textos) publicadas no Zero Hora, Correio do Povo, Pioneiro e jornais de outros municípios, vários já extintos e a Rádio Miriam de Farroupilha-RS, onde, por algum tempo, foi produtor executivo.
Reforça o agradecimento a todas (pessoas físicas e jurídicas) que lhe auxiliam, qualquer valor é sempre bem-vindo, por outro lado, informa que desde o ano de 2000, entrou com recursos próprios de mais R$ 12.500,00 em prol de sua Literatura.
Informa também que já doou mais de 8.200 exemplares entre mais de 50 locais de empréstimo (bibliotecas), muitos dos livros sobre a Luta Antimanicomial e em campanhas em geral com centenas de livros gratuitamente distribuídos.
Estão sendo feitos projetos para a futura Fundação Roque JR, pois além de mais de 8.200 livros de dua autoria distribuídos gratuitamente, tem auxiliado sem custos muitas e muitos escritoras e escritores novas e há mais tempo na Literatura para efetivar suas publicações, com novos livros. Também foram distribuídos gratuitamente mais de 23.500 marcadores de páginas em 34 edições diferentes.
O escritor-editor já planeja há muitos anos a fundação, chegou a publicar em algumas de suas obras, como a referência em já existir a Fundação Jorge Amado (Salvador-BA), e como ter a visitado com Martha Santos, quando doou exemplares de suas obras, autografadas e com dedicatória referentes a citação da Fundação Jorge Amado.
A futura fundação é projetada de forma que possa arrecadar mais recursos para retribuir a outras tantas pessoas, tanto leitoras e leitores quanto escritoras e escritores, para ampla distribuição de novos livros com vários temas à sociedade em geral.
Fica registrado que todo apoio recebido procura empregar da melhor forma possível. Mais uma vez deixa seu profundo agradecimento pelos apoiadores financeiros, colaboradores na escrita e seus importantíssimos leitores e leitoras. Confira nas redes sociais o trabalho deste autor gaúcho.
www.roquejr.com.br
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |