SAÚDE
Hospital de Torres avança com parceria e articulação regional
   
Várias pautas foram articuladas em reunião realizada em Morrinhos do Sul, litoral norte do RS

Por Agencia JEOM de Comunicação
10/07/2025 17h43

Em reunião realizada na quinta-feira (10/7), em Morrinhos do Sul, no litoral norte do RS, município pertencente ao Consórcio Intermunicipal de Infraestrutura Urbana e Rural (CIDIRUR), o prefeito e presidente Marcos Venicius, recebeu o vice-presidente da entidade mantenedora do Hospital Filantrópico Nossa Senhora dos Navegantes, Vinicius D’Andrea de Medeiros. 

Além de tratarem dos avanços e melhorias para a população do Litoral Norte, emergiu da parte do prefeito Marcos uma sinalização positiva no sentido de dar imediato andamento aos projetos apresentados pelo HNSN, de convênio relativo ao PA e Pediatria. “Convênios esses já bastante debatidos pelos demais prefeitos que compõem o Consórcio”, ressaltou Marcos Venicius.

Também já ficou acordado novo encontro com a Secretaria Estadual de Saúde, onde serão discutidas estratégias para auxiliar financeiramente o Hospital.

Vinícius Medeiros relatou importantes avanços visíveis e palpáveis obtidos pela gestão, tais como:  

•    Investimento, com recursos próprios, de R$ 1.200.000,00 na aquisição de um novo tomógrafo; 
•    Contratação de especialistas em medicina interna, ortopedia, pediatria, obstetrícia e cirurgia geral; 
•    Aprovação de R$ 4.000.000,00 (Quatro milhões de reais) em emendas parlamentares; 
•    Nova equipe de ortopedia de alta resolução; 
•    Avanços nas negociações com o Estado do RS para oferta de serviços como Cardiologia, Neurologia, Endoscopia, Colonoscopia e Oftalmologia; 
•    Parcerias universitárias para estágios; 
•    Climatização de quartos (inclusive o usado para descanso pelos colaboradores); 
•    Qualificação em psiquiatria; 
•    Respeito as regras da Anvisa, no sentido de substituir o uso do álcool (hoje proibido) por produto mais adequada à higienização;
•    Realização de 1.750 cirurgias, 2.394 consultas ortopédicas e 4.595 tomografias via SUS somente em 2025;
•    Aumento na ordem de 20% do quadro de pessoal, ante a defasagem do mesmo.

DÉFICIT MENSAL 

Com a pretensão de manter o atendimento de qualidade já oferecido, pela nova gestora desde março de 2024, foi discutido entre os gestores a existência do déficit mensal suportado pelo HNSN (o qual vem sendo absorvido pelo Instituto gestor – déficit esse histórico e já existente há muitos anos, tendo iniciado com a anterior gestora do Hospital).

Finalizando a reunião, reconheceu o prefeito Marcos Venícius a relevância e qualidade do atendimento prestado pelo HNSN, bem como a sua importância no atendimento à saúde da população regional, jamais esquecendo a responsabilidade dos gestores públicos em contribuir com a sustentabilidade e equilíbrio de Hospitais como o HNSN. 

Também declarou que confia na entidade que faz a gestão do HNSN, a qual atua há mais de 20 anos no Rio Grande do Sul, sempre na defesa da causa do Sistema Único de Saúde (SUS).

Por fim, reafirmaram a necessidade e urgência do cumprimento da Resolução do Conselho Municipal de Saúde de Torres (emitida em janeiro de 2025) no sentido de liberar valores ao HNSN a título de subvenções sociais, liberação essa que já gerou manifestação positiva da Câmara de Vereadores de Torres e ainda aguarda o posicionamento do Poder Executivo do município.

O prefeito Marcos Venicius recebeu o vice-presidente do IBSAUDE, entidade mantenedora do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, Vinicius D’Andrea de Medeiros. 

Edição Vladimir Cunha Santos


   

  

menu
menu